Nesse espaço aproveitamos para trazer informações técnicas, comerciais e curiosidades sobre Light Steel Frame e Drywall.
Cremos que um pouco de história dos sistemas, suas garantias, curiosidades e possibilidades de uso podem trazer aos projetistas, arquitetos, engenheiros, construtores e demais interessados a oportunidade de interagir com essas técnicas construtivas de uma forma mais leve e criativa.
Traga suas dúvidas, sugestões e dicas para que possamos enriquecer nosso conhecimento.
1.DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA LIGHT STEEL FRAMING
Para definir os antecedentes históricos do Light Steel Framing (daqui em diante designado por LSF) temos que remontar aos Estados Unidos, no Século XIX.
Naqueles anos, a população do país multiplicou-se por dez sendo necessário recorrer aos materiais disponíveis localmente e a métodos práticos e céleres que permitissem aumentar a produtividade na construção de novas habitações.
A madeira passou a ser utilizada então como principal elemento estrutural dos edifícios habitacionais e assim permaneceu até hoje.
Ao terminar a Segunda Guerra Mundial, o aço era um recurso abundante e as empresas metalúrgicas haviam obtido grande experiência na utilização do metal devido ao esforço da
guerra.
Primeiro usado nas divisórias dos grandes edifícios com estrutura em ferro, o aço leve
moldado a frio passou a ser usado em divisórias de edifícios de habitação e acreditava-se que poderia substituir a inteira estrutura de madeira nas moradias.
Um grande impulso foi dado nos anos 80 quando diversas florestas mais antigas foram vedadas à indústria madeireira. Isto levou ao declínio da qualidade da madeira empregue na construção e a grandes flutuações no preço desta matéria prima.
Em 1991, a madeira usada na construção subiu 80% em quatro meses o que levou muitos construtores a passar a usar o aço imediatamente.
Após este início explosivo mas pouco estruturado, criaram-se associações de técnicos e
construtores e o LSF passou a ser encarado profissionalmente.
Hoje é muito mais fácil trabalhar o aço leve do que há dez anos atrás.
O mesmo se pode dizer do mercado no nosso país. Com o aumento da consciência do público em relação à fraca qualidade de execução de construções em alvenaria, é de esperar uma contínua procura de alternativas.
Desde o início titubeante do LSF em Portugal no ano de 1995,
a procura por casas com estrutura em aço tem sido constante. Nem sequer os fracassos e erros cometidos pelos pioneiros nesta área impediram o sucesso do LSF. Com a maior divulgação também virá um melhor conhecimento por parte do público.
(Extraído de "Estruturas de Light Steel Frame - LSF.pdf")
Nenhum comentário:
Postar um comentário